Na noite do dia 24 de dezembro, o Bar Flor da Lua (@bar_flordalua), localizado na região do Taquaral, na cidade de Campinas (SP), preparou e ofereceu uma ceia de Natal para pessoas em situação de rua. O menu oferecido era de pratos veganos típicos desta época: lasanha de berinjela, arroz à grega, carne de soja de panela com batatas, salpicão de jaca e salada de maionese. De sobremesa foi oferecido minichocotones trufados artesanais da @donanavegan e fatias de bolo de nozes da @the_green_side_vegan, com sorvete da @donamuuh. Toda ação foi custeada por uma rede de amigos e clientes do bar e contou também com voluntários.

Essa iniciativa do Bar Flor da Lua foi feita em parceria com o Coletivo A Rua Tem Voz (@coletivoaruatemvoz), grupo que se uniu para realizar a distribuição de alimentação, kits de higiene e peças de vestuários para pessoas em situação de rua de Campinas. De acordo com Daniel Arraes , um dos fundadores do Coletivo, a organização do grupo aconteceu em meados de março de 2020, quando os serviços públicos de atenção à população e de assistência social diminuíram significativamente a oferta de atendimentos para pessoas em vulnerabilidade social em decorrência da pandemia de Covid-19.

Ao longo dos últimos dois anos, o Coletivo estabeleceu sua sede e se organizou em torno de doações e trabalhos voluntários, distribuindo uma média de 400 marmitas por semana em regiões carentes de Campinas. Entre as conquistas do coletivo está a revitalização e devolução de uma praça para a comunidade do entorno em uma região de grande fluxo na cidade, que liga os bairros do Taquaral e do Jardim Proença.

Já para os sócios Lira e Giovana, donos do Bar Flor da Lua, a iniciativa de oferecer uma ceia em um ambiente estruturado, onde as pessoas pudessem comer usando pratos e copos de vidro, sentados em mesas, era mais do que uma forma de celebrar a ocasião das festas de fim de ano, a iniciativa visava trazer mais humanidade e dignidade para as pessoas atendidas, oferecendo um espaço preparado para a ocasião da celebração.

“Nosso bar tem uma visão de propósito para além do viés comercial. A gente entende que temos uma responsabilidade social, que a comercialização de bebidas alcoólicas gera um impacto na sociedade, em especial para a população de rua. Nossa contrapartida é oferecer um olhar atento à essas pessoas, inclusive apoiando projetos sociais como o do Coletivo ARTV”, comenta Lira.

O Bar Flor da Lua é mais um instrumento de mobilização social e estão totalmente abertos para parcerias com ações comunitárias e de empoderamento das minorias sociais. O estabelecimento não trabalha com nada de origem animal, que testa em animais ou patrocina rodeios.

Para 2023, a parceria entre o bar e o coletivo promete trazer mais ações de visibilidade para o trabalho realizado com a população de rua, tendo inclusive como meta o aumento da distribuição de marmitas com opções veganas.