No dia 6 de junho começa a campanha #ComerSemPeixe, iniciativa lançada pela Veganuary – organização internacional que incentiva o veganismo e seus benefícios para os animais, o meio ambiente e a saúde – com um objetivo específico de evidenciar a dura realidade da pesca industrial e suas consequências devastadoras para a fauna marinha.

De braços dados ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a campanha promove a alimentação à base de plantas como uma solução possível e simples para contribuir para a preservação dos oceanos e da vida dos animais que neles vivem.

A iniciativa, que vai até o dia 12 de junho, oferece ao público uma série de conteúdos exclusivos de forma gratuita, que vão desde receitas de peixe vegano até informações importantes sobre nutrição. Várias personalidades apoiadoras de Veganuary comprometidas com a proteção dos peixes e do oceano estão presentes em mais esta ação.

Alguns dados são preocupantes quando se fala de consumo de peixe no Brasil, que ainda que esteja abaixo da média mundial, segue impressionando. O consumo anual per capita de peixes no Brasil é de 9 kg ao ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU). E a produção de peixes de cultivo cresceu 4,7%, em 2021, no Brasil.

Durante a semana da campanha, a Veganuary vai apresentar em seu site informações sobre a realidade das práticas da indústria pesqueira e os argumentos científicos de que tanto peixes como outros animais marinhos, como lagostas e caranguejos, são capaz de sentir dor. Veganuary também oferecerá receitas 100% vegetais gratuitamente para preparar alternativas de peixe em casa, como o “salmão” à base de cenoura e o “peixe frito” à base de berinjela.

Apoio de Personalidades e Influencers
Várias figuras farão parte desta iniciativa, compartilhando em suas redes sociais cartazes que buscam consciencializar as pessoas sobre as consequências da pesca. Entre os apoiadores Veganuary que passaram a #ComerSemPeixe estão a artista multifacetada Leyllah Diva Black, a atriz Natália Rosa, os atores Emiliano D´Ávila eRodrigo Dorado e Victor Sanches, do RotaVeg.