O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Nesta mesma conferência foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O objetivo principal da criação da data é a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, os que dizem respeito à preservação. Assim, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, além de ter como intensão transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Nesse dia, ocorrem diversos eventos no mundo: palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em muitos países há também acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

É uma data importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.