Para celebrar o Dia Mundial do Veganismo (01/11), a cervejaria Dádiva criou a campanha “Vegan is Cool”. Durante a primeira semana de novembro, 20 bares vão apresentar para os clientes pelo menos uma opção de prato ou de petisco vegano. As novidades deverão ser incluídas definitivamente nos cardápios das casas, que contarão com o suporte da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) por meio do programa Opção Vegana de consultoria gratuita de criação de receitas.

A proposta é promover inclusão, possibilitando que veganos tenham opções que vão além da batata frita. Além disso, a ação pode ajudar a aumentar o faturamento dos bares, que terão a oportunidade de dar conta dessa demanda. Segundo pesquisa realizada pela SVB em setembro de 2022, 89% dos 416 veganos entrevistados deixaram de ir a um estabelecimento por falta de opções no cardápio e 81% deles foram embora pelo mesmo motivo. O levantamento também procurou saber quais petiscos ou pratos seriam os preferidos pelo público e os mais citados foram a bruschetta, o bolinho de arroz e o anel de cebola.

Falafel com legumes do Let’s Beer

A ideia é também que essas novas opções satisfaçam não somente ao paladar dos veganos, mas ao de todos aqueles que querem diminuir o consumo de alimentos de origem animal, além daqueles que não querem deixar de curtir com os amigos veganos no bar. Uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) de 2021, encomendada pela SVB, mostrou que cerca de um terço dos brasileiros buscam por opções veganas nos cardápios de restaurantes e bares.

Para acompanhar as novidades nos cardápios dos bares, a Dádiva criou a American Pale Ale de 5,6% de teor alcoólico “Vegan is Cool”, feita com os lúpulos Lemondrop e Simcoe. O resultado é uma cerveja com sabores suaves do malte e toques refrescantes de limão e frutas amarelas. Ela vem em uma embalagem de 473 ml com um rótulo moderno e colorido, assim como o assunto deve ser.

Durante a campanha (de 1 a 7 de novembro), o combo (cerveja + petisco ou prato) sairá com 20% de desconto. Lembrando que será possível degustar essas opções após esse período, porém, com o valor normal.

Para conferir os bares participantes e suas localidades, acompanhe detalhes da campanha na página oficial de Instagram da cervejaria Dádiva: @cervejariadadiva.