Devido aos acontecimentos relacionados à pandemia do coronavírus, o projeto Uma Vegana no Caminho está adiado. Nesta sexta-feira (13), a nutricionista vegana Sheila Wehling, que pretendia percorrer o Caminho de Santiago de Compostela mostrando opções de alimentação, vestimentas e acessórios sem o uso de ingredientes de origem animal, anunciou o cancelamento da viagem, que começaria em maio, mês em que ela completa 50 anos.

Nova data para o projeto, que inclui a gravação de um documentário sobre a trajetória vegana em uma das mais famosas peregrinações do mundo, está sendo estudada. “Estamos acompanhando os acontecimentos na Espanha. A Igreja de Santiago de Compostela e vários albergues foram fechados até segunda ordem. Por isso, decidimos adiar o projeto”, explicou Sheila. 

Todas as pessoas que colaboraram com o financiamento coletivo para a realização do projeto, terão o dinheiro devolvido. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas aqui.

Leia abaixo, notícia publicada anteiormente

Vegana há 14 anos, a nutricionista Sheila Wehling quer mostrar que a alimentação livre de crueldade não só é saudável como consegue suprir todas as necessidades do corpo, mesmo nos momentos mais desafiadores. No mês de maio, ela vai realizar um antigo sonho: percorrer os cerca de 800 km do Caminho de Santiago de Compostela, aprendendo e mostrando dicas de como fazer a peregrinação deixando os animais fora do prato e longe das roupas e acessórios usados na viagem. 

Ao longo da jornada – que começa na França e termina na Galícia (Espanha), a nutricionista vai apresentar dicas nutricionais e compartilhar as experiências gastronômicas baseadas em plantas. Tudo será documentado e transformado no documentário “Uma Vegana no Caminho”, produzido por Sheila e seu parceiro nesta jornada, Arthur Rancatti.

Segundo a nutricionista, a ideia de mostrar as possibilidades veganas do Caminho de Santiago de Compostela surgiu após conhecer pessoas que encontraram dificuldades em se alimentar sem ingredientes de origem animal ao longo da peregrinação. “Com os alimentos que encontrar, quero oferecer opções saudáveis e nutritivas, que garantam a energia necessária para cumprir essa jornada de mais ou menos 35 dias com disposição e saúde”, explica.

E não é uma jornada fácil. Seja a pé, seja de bicicleta, o Caminho de Santiago apresenta vários obstáculos que exigem condicionamento físico e emocional. Um dos primeiros desafios já começa no início da caminhada. Após sair da cidade de Saint Jean Pied-de-Port, no sul da França, os peregrinos enfrentam subidas que podem chegar a 1.400 m acima do nível do mar. E entre uma parada e outra, vastas áreas isoladas precisam de serenidade e resiliência para serem vencidas. 

Campanha
Para viabilizar parte do projeto, Sheila lançou uma campanha de financiamento coletivo na internet. As cotas de apoio, que iniciam a partir de R$ 35, podem ser trocadas por e-books de receitas veganas, produtos de parceiros, participação nos créditos do documentário ou levar um workshop com a nutricionista para dentro da empresa. Para conhecer todas as possibilidades de apoio, acesse aqui

Nutricionista Sheila Wehling (foto: divulgação)