Muito popular no nordeste, o caju é uma fruta que está conquistando o paladar dos veganos. Isso se deve a sua versatilidade na cozinha, que permite a utilização tanto em pratos doces quanto em salgados.

Rico em vitamina C (mais do que a laranja), além de betacaroteno, vitamina B e minerais, como cálcio, potássio e fósforo, ele ajuda a prevenir resfriados e a cicatrizar feridas. Outro ponto positivo dessa fruta é a grande quantidade de fibras que auxiliam a digestão e aumentam a movimentação intestinal.

Já a castanha é excelente fonte de vitamina E, zinco, selênio e também rica em boas gorduras. É necessário apenas ter cuidado com o acido anacárdico, encontrado na casca da castanha de caju, pois ele tem propriedades irritantes e pode causar queimadura na pele.

As castanhas também possuem propriedades antioxidantes, mas nesse caso estão relacionadas à diminuição do colesterol e ajudam a remover os radicais livres que atacam as células. Além disso, quando consumidas regularmente, reduzem em até 50% as chances de problemas no coração.

Aproveitando os dois produtos do cajueiro, a nutricionista Eliane Kina desenvolveu uma receita nutritiva e muito saborosa. Confira como preparar uma moqueca vegana.

Ingredientes:
– 3 cajus, cortados em 6 partes
– 1 fio de azeite
– 1 cebola pequena, cortada em cubos
– 1 tomate pequeno, cortado em cubos
– 1 pimentão verde, em rodelas
– 2 vidros de leite de coco (400 ml)
– 1 pitada de sal
– Pimenta do reino, a gosto
– 100 g de tomate cereja ou sweet grape, cortado em 4 partes
– 1 xícara de chá de castanha de caju torrada, batida no liquidificador
– 1 colher (chá) de salsinha desidratada

Modo de preparo:
Em uma frigideira antiaderente, coloque o caju e deixe até começar dourar. Reserve.

Na mesma frigideira, despeje um fio de azeite, acrescente a cebola e aguarde dourar, adicione os tomates, o pimentão verde, o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta do reino.

Para finalizar, decore com os tomates pequenos, espalhe a farofa de castanha de caju e a salsinha. Sirva em seguida acompanhando arroz.

Rendimento: 3 porções

Dica: Se gostar de coentro picado, pode acrescentar, fica uma delícia.