Cowspiracy, documentário recém-lançado nos Estados Unidos, tem sido elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONG’s ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta – a criação de gado.

Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais. Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto.

Boa parte dos números do filme referem-se ao Brasil, já que aqui temos o maior rebanho comercial do mundo. Segundo dados do Inpe, 62,8% de toda a área desmatada da Amazônia brasileira até 2008 foi ocupada por pastagen. O cultivo de soja é outro agravante, além de devastar florestas não é benéfico para os animais. A alimentação a base de soja vai contra a natureza dos ruminantes, assunto que também é tratado no filme.

O documentário é centrado em entrevistas e dados estatísticos, tendo apenas uma cena de abate que pode facilmente ser evitada, pois é anunciada por cenas anteriores. A compaixão pelos animais entra na trama desenrolada por Andersen de forma natural, mudando inclusive a forma como o próprio cineasta vê o tema central de seu filme.

O DVD do filme está em pré-venda na loja virtual do Vista-se (clique aqui para comprar) por R$ 49,90

Via Vista-se