Foto: Sérgio Vasconcelos/Divulgação

Em sua busca por entender os fundamentos da nutrição humana ao longo da história, o artista visual e vegetariano Sérgio Vasconcelos montou a exposição Trofologia. Ela conta com quatro vídeos de performances e seis imagens impressas em chapa de aço que evidenciam a relação entre o homem e o animal a partir da cadeia alimentar.

O nome da mostra vem do grego, é a junção de trophé (nutrição) e de logos (tratado), que era a ciência que ensinava o ser humano a manter ou a restabelecer a saúde através da alimentação. O objetivo do artista é ultrapassar a questão da alimentação e mostrar a interação com o mundo.

A maioria dos trabalhos expostos retrata animais como vaca, porco, carneiro, galinha e galo contracenando com quatro figuras humanas, mostrando que, embora sirvam como alimento, esses animais também têm outras relações. O próprio artista e outros performers convidados por ele são mostrados dividindo comida com bichos que, muitas vezes, servem de alimento para humanos.

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de novembro de 2014 no Instituto de Arte Contemporânea da UFPE (IAC), no bairro da Madalena, no Recife. De segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, com entrada gratuita.

Com informações G1 e Diário de Pernambuco