Estão abertas as inscrições para a “VII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – Mostra Animal 2017, em Curitiba/PR”. Cineastas profissionais ou amadores, podem inscrever filmes de qualquer duração (longa, média ou curta metragem) que abordem as questões oriundas do relacionamento do ser humano com os animais não-humanos, visando desenvolver na sociedade um maior respeito aos últimos, além de incutir e disseminar a ideia de que não existe, cientificamente falando, absolutamente nada na espécie humana que nos confira o direito de explorar os demais animais do orbe terrestre.

Nas últimas edições, a Mostra Animal se desdobrou em exibições itinerantes em diversas cidades, como em Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Brasília/DF e Recife/PE. Em maio desse ano, a Mostra trouxe filmes de diversos países ao público brasileiro, entre eles Alemanha, Estados Unidos, Israel, Canadá, Inglaterra, Noruega e Hungria, abordando diversos temas relacionados aos animais, desde o amor entre tutores e seus cães e gatos à luta para a preservação das gigantescas baleias.

“Em 2017, queremos repetir o sucesso das edições anteriores. Pessoas apaixonadas por animais formam um público naturalmente apoiador da Mostra”, fala Ricardo Laurino, presidente da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). “Mas o tema dos direitos animais sensibiliza outros públicos também, como ecologistas, defensores da abolição de testes farmacológicos em animais, pessoas que lutam contra o uso de pele ou couro animal na indústria de moda”.

Idealizada pelo Grupo Curitiba da SVB, a Mostra Animal ocorrerá nos dias 18 e 19 de março de 2017, no Cine Guarani, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Ricardo explica que qualquer pessoa pode colocar uma câmera nas mãos e gravar seu vídeo abordando um aspecto de como se desenvolve a interação entre humanos e animais.

Além de vídeos amadores, a Mostra contará com filmes consagrados sobre o tema e que já viajaram o mundo. Ele complementa: “Estamos abrindo a temporada de caça, mas desta vez caçaremos em favor dos animais, abrindo oportunidades para filmes em que a história seja contada do ponto de vista deles, digamos assim”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.mostraanimal.com.br, na página “Inscrições de Filmes”, até o dia 01 de novembro de 2016.

logo-mostra-animal2