O chef e influenciador Renato Caleffi ensina como preparar um molho salgado de cacau. O Cacau Ativado da Floresta foi escolhido para ser usado nesta receita por ser proveniente da agricultura regenerativa e de extrativismo sustentável, que beneficia a floresta em pé e o comércio ético, além de ser livre de pesticidas, insumos químicos, glúten e lactose. Além do cacau, o produto traz uma combinação de especiarias amazônicas cuidadosamente selecionadas: cumaru, também conhecido como “baunilha da Amazônia”; puxuri, que lembra a noz-moscada em aroma e sabor; e um toque sutil de pimenta assîsî.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de Cacau Ativado da Floresta Viva Regenera dissolvidos em 50 ml de água
- 1 dente de alho
- 1 cenoura pequena em cubos
- ½ cebola em cubos
- ½ talo de alho-poró fatiado
- 2 folhas de louro
- 100g de tomate
- 1 colher (sopa) de purê de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de shoyu natural
- 300ml de água
- 50 ml de vinho do porto
- 2 colheres (sopa) de biomassa de banana-verde (opcional)
- 1 colher (chá) de sal
- Fio de azeite
Modo de preparo
- Em uma panela de fundo grosso e em fogo sempre baixo do começo ao final da receita, adicione fios de azeite e o dente de alho inteiro para liberar aroma e sabor.
- Depois inclua cenoura, cebola, alho-poró, louro e deixe caramelizar, até o fundo da panela ficar dourado, mas sem queimar.
- Na sequência, adicione tomatinhos e purê de extrato de tomate. Deixe caramelizar mais um pouco. Agora, acrescente o shoyu e a água.
- Quando ferver, adicione o vinho, o cacau dissolvido, a biomassa de banana-verde e o sal. Deixe ferver por alguns instantes para a biomassa se misturar bem ao líquido, para que toda acidez vá embora, e para concentrar sabor.
- Desligue do fogo, retire o louro e o alho, aguarde esfriar um pouco e leve ao liquidificador. Não precisa bater muito.
- Em seguida, passe por uma peneira fina. Você terá um molho saboroso com notas achocolatadas, perfeito para cogumelos e vegetais. O que sobrou na peneira é comestível e você pode servir com torradas.