Cultivado em várias partes do mundo, o arroz é um cereal multo versátil: está presente em pratos doces, salgados, vira leite, farinha e costuma ser uma opção para quem tem intolerância ao glúten.

Entre as mais diversas variações pelo mundo, o risoto faz sucesso no Brasil. Considerado um prato típico da culinária italiana, seu preparo não é fácil, pois se cozinhar muito ele vira purê e se ficar pouco tempo no fogo endurece.

Auxiliando a preparar um risoto corretamente, o chef Leandro Polack, proprietário do restaurante La Cucina Piemontese elaborou uma receita vegana que leva funghi porcini e azeite trufado, confira a receita:

Ingredientes:
– 600 ml de água (para o caldo do funghi)
– 25 g de funghi porcini seco
– 120 g de arroz arbóreo
– 50 ml azeite extravirgem
– 50 ml vinho branco seco
– Sal e pimenta a gosto
– 15 ml de azeite trufado
– Brotos para decorar

Modo de preparo:
Ferva 100 ml de água e hidrate o funghi. Quando estiver hidratado, retire os cogumelos e acrescente mais 500 ml de água, mantenha em fogo baixo.

Esquente a panela, coloque o azeite e o arroz. Misture até incorporar o azeite. Adicione o vinho e mexa até todo o líquido ser absorvido.

Agora começa a parte mais delicada do risoto: adicione o caldo com uma concha e não pare de mexer o arroz. Assim que a água for completamente absorvida, adicione outra concha e repita o processo. O importante é adicionar a água aos poucos, concha por concha, e não parar de mexer o arroz. Repita este processo até que esteja al dente, e é nessa etapa que devemos colocar o funghi já hidratado, o sal, a pimenta e o azeite trufado. Deixe incorporar todos os ingredientes para ficar bem cremoso.

Adicione os brotos no prato e sirva imediatamente.

Rendimento: 1 porção