Elaborado pela chef Desiree Maistro, do Centro Europeu, esta torta, além de ser vegana, é funcional, sem glúten e açúcar refinado. Confira como preparar:
Ingredientes:
Para a massa:
– 2 xícaras de grão de bico cozido
– 2 colheres de sopa de óleo vegetal
– 1 colher de chá de sal
Para o recheio:
– 2 vidros de palmito em conserva
– 1/4 xícara de azeitonas picadas
– 1 cebola grande picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres de sopa de óleo de milho
– 3 colheres de biomassa de banana verde
– 3 colheres de extrato de tomate
– Sal e pimenta a gosto
– Tomate cereja para decolar
Modo de preparo:
Em um processador ou mixer, bata todos os ingredientes da massa até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água (1/4 de xícara) para ajudar o processador a triturar. Unte uma forma de fundo removível de aproximadamente 25 cm e forre o fundo e a lateral. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 10 minutos.
Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio. Em uma panela grande, refogue a cebola no óleo até ficar translúcida e acrescente o alho. Na sequência, adicione o palmito picado e as azeitonas, misture bem e agregue o extrato de tomate. Deixe cozinhar um pouco e adicione a biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se necessário, coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue.
Transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com tomatinhos laminados. Leve ao forno a 200°C por cerca de 20 minutos ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem.
Dica: Caso não tenha biomassa, engrosse o recheio com 2 colheres de amido de milho com 1/2 copo de água. Coloque na mistura após o extrato, mexendo bem até que o recheio fique cremoso.
Rendimento: 1 torta