Arroz negro com manga verde

Quem nunca comeu manga verde na infância e levou bronca da mãe, porque a fruta verde poderia trazer problemas para a saúde? Mas fique sabendo que sua mãe estava errada, e a manga verde tem benefícios extraordinários. Ela é excelente para tratar problemas gastrointestinais como azia e enjoo matinal (que sempre é um transtorno paras grávidas), além de ser rica em vitamina C. Na Índia, ela é usada desidratada pra combater o escorbuto (deficiência de vitamina C). Além disso, a manga verde ajuda na formação de glóbulos vermelhos e brancos, na absorção do ferro e é rica em antioxidantes.

Sabendo de tudo isso, que tal colocar a manga verde em seu cardápio? Confira uma receita fácil, saudável e nutritiva que foi elaborada pela chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu.

Ingredientes:
– 250 g de arroz negro (cru)
– 1 manga verde grande
– 2 tomates verdes
– 1 pimentão vermelho
– 1 talo de alho-poró
– 30 ml de melado de cana
– 30 g de castanha de caju
– 1 folha de limão rosa picada (ela é bem aromática e saborosa)
– 1 limão rosa
– Sal a gosto
– 50 ml de azeite de oliva
– Pimenta vermelha a gosto

Preparo:
Em uma panela, cozinhe o arroz em água abundante pra que ele fique soltinho. Quando estiver cozido, mas firme, escorra a água e enxague em água fria. Reserve e deixe esfriar.

Corte a manga verde, o tomate sem sementes, o pimentão e o alho-poró em cubinhos bem pequenos. Misture tudo em um bowl e acrescente o arroz.

Tempere com o suco do limão, o sal, o azeite e a pimenta. O preparo pode ser servido em temperatura ambiente, morno ou frio.

Rendimento: 5 pessoas

Você confere mais receitas nos livros e coleções.