Se seu filho tem dificuldades para entender que comer bem é importante, a nutrichef Eliane Kina ensina uma atividade lúdica para os pais fazerem junto com os filhos: pintar com as crianças usando tintas comestíveis.

A ideia de criar tintas naturais à base de vegetais surgiu na escola de sua filha Emily, onde Eliane Kina dá aulas de culinária e nutrição para crianças. “Queria ajudar os pequenos a entenderem a importância de comer colorido. Por meio dessa atividade, demonstro que as cores dos alimentos ajudam a limpar e nutrir nosso corpo.”

Para fazer as tintas comestíveis nos tons verde, laranja e vermelho, Kina usou respectivamente espinafre, cenoura e beterraba. Basta bater cada um deles no liquidificador ou processador com um pouco de água, colocar num potinho, pegar papel, pincel e começar a brincadeira! 

Além de mostrar a importância de comer colorido, a atividade estimula a criatividade e treina a coordenação motora das crianças. Além disso, é uma atividade que estimula as crianças a comerem melhor. “Essa atividade pode ser feita em casa entre pais e filhos, na escola entre professores e alunos e no consultório entre a nutricionista e o paciente”, afirma Kina. 

Introduzindo novos alimentos
O objetivo das tintas comestíveis é introduzir, aos poucos, novos alimentos sem pressão. “Se a criança não consegue experimentar novos sabores, estimule-o com palavras. Fale que ele é corajoso e que é legal ser colorido! Deixe seu filho interagir com a comida e se ele comer bem menos que você gostaria, elogie mesmo assim e diga o quanto ele evoluiu pelo menos se permitindo experimentar! Fale sempre o que você quer que ele se torne!”, enfatiza Kina.

Como fazer tinta comestível

Ingredientes:
• 1 pedaço de vegetal de cor forte (pode ser cenoura, espinafre ou beterraba)
• Água até conseguir bater no liquidificador ou no processador de alimentos

Modo de preparo: Bata o vegetal até virar um líquido grosso e homogêneo. Não precisa peneirar. Pegue uma folha, faça o desenho com lápis e pinte. Deixe o papel secar e depois coloque em um lugar que lembre a criança o quanto é bom comer colorido!

Dica: Faça com os vegetais que desejar e mostre o quanto a atividade é legal! Divirta-se!