Autor: Samira Menezes –

 

Acontece com frequência em qualquer conversa sobre emagrecimento: falou em carboidratos, muita gente pensa em quilos a mais. E, nessa hora, todo mundo vira expert em nutrição. “Macarrão? Engorda muito!”; “Pão e macarrão então… Ixi, nem pensar!”; “Dizem que comer carboidratos à noite engorda mais ainda.” A única verdade nesse papo todo é que você não deve dar ouvidos a esses falsos julgamentos em relação aos carboidratos. Especialistas garantem que comer os carboidratos certos e na quantidade que o corpo precisa é essencial e pode ajudar sim no emagrecimento. Isso significa que dietas como aquelas que basicamente só permitem a ingestão de proteínas não funcionam e podem ser prejudiciais à saúde.

Os carboidratos também são indispensáveis para o cérebro, que os consome na forma de glicose – que nada mais é do que a forma do carboidrato depois de absorvido na digestão. Ou seja, se quiser manter seu cérebro funcionando direitinho é bom consumir diariamente o pãozinho, por exemplo. O interessante é que, além de funcionarem como combustível para todas as células, os carboidratos fornecem energia para o corpo, dando garra e disposição necessárias para enfrentar desafios do dia.

Mas a condição de “agente emagrecedor” é a que mais chama atenção e derruba o mito de que carboidratos engordam. Sim, ao contrário do que todo mundo costuma dizer, alimentos ricos desse nutriente, como massas, pães, cereais e tubérculos, ajudam a emagrecer, quando consumidos na medida certa e com inteligência, que nesse caso também deve ir à mesa.

 

Em média, metade das calorias ingeridas em um dia deve vir dos carboidratos, como cereais integrais, frutas e castanhas.

É importante comer alguma coisa saudável a cada três horas para garantir o fornecimento de energia ao cérebro.

 

Leia na íntegra esta reportagem na Revista dos Vegetarianos edição 80

 

 

Confira também nesta edição:

 

– 8 receitas criativas sem glúten com deliciosos pratos salgados e doces.

– Culinária ética e saborosa: Como substituir o ovo, o leite, a manteiga e a carne em todas as suas receitas.

– Saúde e longevidade: Saiba quais são os hábitos que você precisa cultivar para viver melhor.

– Guia de restaurantes: 220 endereços para você escolher e comer do bom e do melhor.

– Médico ensina como ganhar Massa Muscular.

– Conheça o Chá de Hibisco, bom para o coração e para a balança.