Em horários de sol mais intenso, principalmente durante estações quentes, esse fator pode gerar problemas. Isso porque, apesar de possuírem solas mais resistentes, chamadas coxins, os cachorros ainda são sensíveis à temperatura do solo. De acordo com o médico veterinário Edson Luis Nicoletti, o chão muito quente pode ocasionar em ferimentos. “Vemos muitos casos de animais que chegam à clínica com as patinhas descascadas e com bolhas”, diz. Além disso, ele destaca que algumas raças necessitam de ainda mais atenção quanto a essa questão. “Existem animais que têm a patinha despigmentada, com sola mais rosada. Esses sofrem ainda mais dos que o que tem a pigmentada, que é preta.”

cachorro-cuidados-passeio2O veterinário explica que, para evitar ferimentos, é importante realizar os passeios em horários de sol e calor menos intensos, como o período da manhã e o do entardecer. Além disso, o ideal é optar por solos menos rígidos, preferindo-se a grama e a areia em vez do cimento. Essa atenção deve ser dada, principalmente, de acordo com o peso do animal. Os cães de grande porte tendem a sofrer ainda mais com a rigidez do solo, especialmente em caminhadas mais longas.

 

Hoje em dia é possível encontrar alguns tipos de sapatilhas específicas para os cães. Contudo, o veterinário destaca que elas não solucionam o problema. “Apesar de protegerem, as sapatilhas podem aquecer as patas do animal”. Portanto, escolher um horário menos quente e solos menos rígidos é a melhor opção. Prestando atenção a essas dicas você vai proteger o seu melhor amigo e aproveitar ainda mais os passeios.