Artigo de Valkiria Assis para a Escola de Nutrição

Lojas de produtos naturais vendem a ideia de vida saudável por meio de produtos industrializados gluten free, low carb, vegan entre outros. O foco em nutrientes é uma das expressões das dietas da moda, um mecanismo de pressão estética que atinge pessoas que buscam saúde e atribuem isso a um corpo magro.

A cultura das dietas restritivas leva ao esquecimento de que historicamente nos alimentamos por diversas outras razões além das necessidades biológicas. Deste modo, um estilo de vida saudável é visto, muitas vezes, como algo que não pode ser prazeroso, e que pode ser comprado em fórmulas prontas sem necessidade de alterar comportamentos que adoecem. 

Para descobrir se um alimento possui uma composição nutricional interessante é importante se atentar a leitura do rótulo. Com a nova legislação, alguns produtos podem ter na parte frontal da embalagem indicação de alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio, sendo possível verificar a quantidade desses componentes por porção na tabela nutricional e evitar esse tipo de produto. 

Além disso, analise a lista de ingredientes, que é organizada em ordem decrescente − o primeiro item é o que contém maior quantidade e o último em menor concentração. Prefira sempre produtos com listas curtas, sem aditivos e conservantes e evite alimentos processados. 

A comida natural deve sempre ser mais valorizada que o nutriente. A adoção de um estilo de vida saudável contempla cuidados de saúde mental, física, sono de qualidade, hidratação e alimentação vegetal como base.

Valkiria Assis é nutricionista, pesquisadora e colunista da Escola de Nutrição para a seção “Nutripapo Social”.