Por: Samira Menezes –

É como dar um escudo a cada uma de suas células. Confira 7 motivos para você consumir a hortaliça:

brócolisMotivo 1:
Os brócolis são um poderoso anticancerígeno porque são ricos em sulforafano – composto de enxofre que causa o cheiro forte e duvidoso quando os brócolis vão para a panela. Há indícios de que essa substância também ajude a prevenir ou a manter o diabetes controlado.

Motivo 2:
Também por causa do sulforafano, eles previnem crises de asma e bronquites.

Motivo 3:
É uma hortaliça verde-escura. Para um vegetariano isso significa que quando combinados com uma fonte de vitamina C, como limão, laranja ou caju, os brócolis são uma ótima fonte de ferro.

Motivo 4:
Eles são ricos em vitamina C, boa para o sistema imune. Meia xícara de brócolis crus tem 39 mg de vitamina C. Para saber: um copo de suco de laranja espremido na hora tem 33 mg, e, em um dia, uma mulher adulta deve consumir 75 mg dessa vitamina. O problema é que a vitamina C se perde com o aquecimento do alimento e os brócolis normalmente são consumidos cozidos. Por isso, para garantir toda a sua vitamina C seria preferível consumi-los crus.

Motivo 5:
Eles têm uma das mais altas biodisponibilidades de cálcio: 61,3%. A biodisponibilidade é a quantidade do nutriente presente no alimento que o organismo consegue absorver. Para você ter uma ideia, a biodisponibilidade de cálcio encontrada no leite é de 32,1%.

Motivo 6:
São ricos em antioxidantes e flavonoides, substâncias que retardam o envelhecimento celular, melhorando a aparência da pele.

Motivo 7:
São antiinflamatórios e anticoagulantes naturais.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Matéria de capa, edição 106.