Por: Samira Menezes –

A alfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. Mas você não vai encontrar a vagem para vender na feira. Ela costuma ser encontrada em forma de barrinhas e farinha, derivada da polpa da vagem torrada e moída.

Ela é muito comparada ao cacau, mas somente a cor dos dois é semelhante. O sabor é totalmente diferente. “Seu aroma e sabor são muito particulares, levemente adocicados, com gosto residual que em nada lembra o chocolate. Mesmo assim, ela pode ser usada em bolos, barrinhas, sorvetes, shakes, e sobremesas em geral. Ela também é utilizada pela indústria como goma e espessante”, elenca o chef Daniel Biron.

Segundo a nutricionista Fernanda Vaz, da Clínica Patrícia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro, a alfarroba tem baixo teor de gordura e contém vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso central e ajudam a melhorar o humor, como a vitamina B6. “A alfarroba também é rica em vitamina A, essencial para a saúde da pele e dos olhos, apresenta interessantes valores de cálcio, magnésio e ferro, e ainda contém fibras que aumentam a saciedade e atua na saúde intestinal”, indica a nutricionista.

É possível encontrar em lojas e empório de produtos naturais. Se você não conseguir encontrar na sua cidade, procure em lojas virtuais, como a Natue (www.natue.com.br).

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Especial, edição 105.