Foi lançada hoje, dia 16 de outubro de 2014, um iniciativa que pretende fortalecer a preocupação com a alimentação saudável nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Aproveitando o Dia da Alimentação Saudável, órgãos governamentais e não governamentais se uniram para apresentar o projeto que se chama Rio Alimentação Sustentável e procura trazer benefícios não apenas à saúde, mas também sociais, ambientais e econômicos. A inciativa foi lançada junto com o documento sobre alimentação na competição Taste of the Games (O Sabor dos Jogos).

A proposta traz uma série de recomendações que começam na hora de compra dos produtos. As dicas são priorizar pequenos e médios produtores do estado do Rio, dar preferência a produtos orgânicos e escolher os que são provenientes de áreas não desmatadas. Outro ponto importante é o desperdício, que continua sendo um desafio para todo o mundo. De acordo com a ONU, o desperdício chegou a 1,3 bilhão de toneladas de comida em 2011, ou um terço da produção mundial, enquanto 800 milhões de pessoas ainda sofriam com a fome.

Além do comitê organizador, também estão sendo feitos contatos com os patrocinadores dos jogos. Uma das principais preocupações é organizar as cadeias produtivas de pequenos e médios produtores de orgânicos, por exemplo, o que significa fortalecer esse mercado para depois dos jogos, para consolidar a alimentação sustentável.

Uma iniciativa parecida foi feita durante a Copa do Mundo de 2014. Durante o período dos jogos, agricultores comercializaram seus produtos em pontos de venda instalados em 10 cidades-sede brasileiras: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O objetivo era o mesmo, fortalecer os princípios da sustentabilidade na alimentação e abrir o mercado para pequenos e médios produtores.

Com informações Agência Brasil