Quando voltou de suas viagens de estudos, o empresário Tobias Chanan – também fundador da marca Empório Body Store, recentemente vendida para o grupo L’oréal – resolveu empreender em uma área que sempre foi uma paixão pessoal, a gastronomia. Assim, há quatro anos surgiu a Urban Farmcy, restaurante plant-based que conquistou até os carnívoros mais convictos.
“A Urban não surgiu para criar restrições. Pelo contrário, foi criada para incluir. A intenção desde o início era encontrar uma forma de entregar para as pessoas uma comida limpa, nutritiva e ambientalmente responsável capaz de levar mais plantas para a mesa das pessoas”, afirma o sócio-fundador da Urban Farmcy, Tobias Chanan.
Com pedidos nas redes sociais por operações em quatro cantos do País, a marca viu a necessidade de dar um passo importante e transformou suas tradicionais receitas em produtos que prometem mudar a percepção das pessoas sobre as comidas congeladas. Pensando nisso, a empresa acaba de lançar sua loja on-line, onde o público irá encontrar refeições congeladas e individuais.
“É preciso levar mais do que conveniência para as pessoas. A comida congelada carrega o rótulo de comida ruim, sem gosto e, principalmente, de comida nociva à saúde. E não podemos aceitar isso em pleno 2021. A Urban tem na comida um meio de transformação. Escolhemos fazer marmitas pelo simples fato de este ser o meio mais simples e despretensioso de levar comida pronta até a casa das pessoas”, aponta Chanan.
Entre os diferenciais da Farmcy Marmitas está o processo de congelamento utilizado nos produtos, o Fresh freeze process, mais um aliado da comida saudável. “É um método realizado em uma hora com a utilização de pequenos cristais de gelo que não causam danos às estruturas celulares dos alimentos e mantém a textura, o sabor e os nutrientes das refeições”, complementa.
As sugestões de estreia disponíveis no site foram criteriosamente selecionadas, entre eles, Almôndegas ao Pomodoro, Plant Thai, Strognoff de Cogumelos e Escondidinho, todos elaborados com ingredientes totalmente livres de aditivos sintéticos. Para somar ao cardápio de lançamento, a Urban incluiu outros dois produtos plant meat já conhecidos, o Farmcy Burger e a Farmcy Almôndega, além de kombuchas e chocolates. A previsão é oferecer um extenso cardápio de produtos com mais de 80 opções de refeições congeladas até o final de 2021.
Tudo que é comercializado pela empresa deve seguir à risca os seus mandamentos, ser saudável e livre de aditivos sintéticos, ter alto valor nutricional, ser feito unicamente com plantas e levar prazer e experiência para as pessoas. E para chegar até aqui, os fundadores fizeram uma jornada pelo mundo, visitaram dezenas de países, do berço à vanguarda da alimentação, e estudaram diferentes técnicas de preparo, em busca de métodos que preservem a energia vital do alimento e com o máximo sabor.
Mais saúde com menor impacto ambiental
A unidade de produção da Urban Farmcy está localizada no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um dos principais símbolos do movimento pela inovação e empreendedorismo da cidade. A partir do lançamento da loja virtual, a marca assume o desafio de gerar R$ 50 milhões de renda para agricultura familiar e o consumo de 4 mil toneladas de alimentos limpos e locais nos próximos cinco anos. Ao longo de quatro anos, soma 221 toneladas de alimento limpo consumido e 2 milhões de renda gerada para produtores orgânicos. Neste período, foram mais de 67 toneladas de resíduos tratados e alimentos compostados, inclusive embalagens.
A empresa nasceu para gerar impactos e um dos pilares fundamentais da marca é a agricultura familiar, onde atua de forma direta com agricultores, expandindo e ampliando a diversidade de espécies cultivadas. Além disso, investe na estrutura das propriedades dos agricultores, traz o produtor para a cidade, cria comunicação direta e, por vezes, leva os consumidores até as propriedades das famílias para terem mais contato com o trabalho desenvolvido por eles.
“Queremos atuar na cadeia de ponta a ponta, do cultivo ao consumo, das famílias que produzem os ingredientes de forma limpa, passando pela utilização de energia renovável na fabricação dos produtos, até a oferta de um produto com responsabilidade socioambiental. Em julho, abrimos uma usina de energia limpa, que vai corresponder a 30% da energia que abastece a nossa indústria”, destaca Tobias.
Para saber mais: www.urbanfarmcy.com.br