A Mercy For Animals (MFA), uma das maiores ONGs do mundo dedicada ao fim da exploração animal, lançará em julho um documentário sobre a exportação de animais vivos no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14), Dia Internacional Contra a Exportação de Animais Vivos – a data foi criada em 2016 pela Compassion in World Farming, que promove ações internacionais de conscientização sobre o assunto.

Narrado pela ativista Luisa Mell, Exportação Vergonha mostra imagens inéditas de investigação sobre a passagem pelo Brasil, em março de 2022, do Mawashi Express, o maior navio de transporte de animais vivos do mundo. O filme ainda traz entrevistas e dados para contextualizar o tema e apontar caminhos para pôr fim à atividade no País.

“O objetivo é potencializar o despertar da consciência da população brasileira e internacional para a urgente necessidade do banimento desta atividade econômica, que é uma das piores da indústria devido ao extremo sofrimento dos animais, além de impactos negativos ambientais e sociais”, destaca Cristina Mendonça, diretora executiva da Mercy For Animals no Brasil.

Além da versão em português, Exportação Vergonha contará com legendas em inglês e espanhol. A data de lançamento do documentário, que estará disponível no canal da MFA no YouTube, será anunciada nas próximas semanas. Para receber novidades do filme por e-mail, cadastre-se em www.mercyforanimals.org.br/docexportacaovergonha.

Campanha de mobilização
Relatório investigativo produzido pela Mercy For Animals em parceria com a Repórter Brasil em 2021 trouxe um panorama sobre a exportação de animais vivos no País e propostas para solucionar o problema, que, além de causar extremo sofrimento aos animais, provoca graves impactos ambientais e sociais.

No mesmo ano, como resultado da nova fase da campanha Exportação Vergonha, uma petição criada pela MFA com apoio da ativista Luisa Mell, que pede ao Congresso a proibição da exportação de animais vivos no Brasil, ultrapassou 545 mil assinaturas. “Convido a assinar a petição e juntar-se ao movimento internacional pelo fim desta atividade. Compartilhe nas redes sociais usando #ExportaçãoVergonha e #BanLiveExports para, em união, darmos importantes passos na construção de um mundo mais justo e compassivo para todos os seres”, ressalta Cristina.