Autor: Samira Menezes –

 

Como se proteger das doenças respiratórias com atitudes e alimentação saudáveis

 

Prevenir resfriado e combater os sintomas da gripe é muito melhor com alimentação natural. Afinal, um chá, um suco ou uma sopa com os vegetais certos, por exemplo, podem imediatamente promover uma melhora na tosse, na coriza e na dor do corpo. O segredo são os princípios ativos de alguns vegetais que fortalecem o sistema imunológico.
 
Eficientes na prevenção desses problemas são as vitaminas e os antioxidantes presentes nos alimentos vegetais que combatem infecções, intrusos, como o vírus da gripe, e radicais livres – aquelas substâncias que atrapalham as células e, consequentemente, o seu bem-estar.
 
O fato é que por estar constantemente exposto aos elementos externos bons e ruins (do ar refrescante da montanha à poluição dos carros), o sistema respiratório precisa mesmo de atenção. Nada que exigirá grandes esforços: beber bastante água e sucos medicinais; consumir as frutas e os vegetais certos (até ervas e temperos podem ajudar); e manter limpo principalmente o quarto onde você dorme para evitar o acúmulo de poeira. São dicas simples, mas que ajudam a prevenir até a perigosa pneumonia.
 
Por isso, com a ajuda de médicos especialistas, a Revista dos Vegetarianos edição 79 reuniu as melhores receitas de chás, sopas e alimentos vegetarianos, além de dicas para prevenir e ajudar a combater os sintomas de alergias e doenças respiratórias. Você vai conhecer também as frutas, as verduras, os legumes e os temperos que não podem faltar na sua dieta de prevenção de gripes e resfriados.

 

Estudos mostram que os vegetais crucíferos, como o agrião, contêm substâncias que protegem do câncer de pulmão.

As uvas contêm antioxidantes que protegem o sistema respiratório.

 

Leia na íntegra esta reportagem na Revista dos Vegetarianos edição 79

 

 

Confira também nesta edição:
– Energético natural: De fácil digestão, o Inhame combate a fadiga e dá energia extra.

– Pizzas: 8 deliciosas receitas caseiras.

– Academia e suplementos: Médico especialista explica por que evitar o uso de proteína concentrada.

– O que é ser vegano: A atitude e as dicas de quem se preocupa com o planeta.

– Dicas de nutrição: Quais os vegetais com a maior fonte de ferro.