Para milhões de pessoas pelo mundo afora, o confinamento durante a pandemia global de coronavírus tem significado vários meses de reclusão com o objetivo de proteger a saúde pública. Mas para bilhões de animais confinados em fazendas industriais, laboratórios, parques de vida marinha, zoológicos, fazendas de pele e circos, o confinamento dura uma vida inteira. 

Animais podem passar toda ou a maior parte de sua existência trancados em celas, jaulas e gaiolas, sendo-lhes negado espaço ou estímulo suficientes, tudo pelo entretenimento, hábito alimentar, capricho de moda ou experimentos científicos. Isso é algo que a organização de proteção animal Humane Society International (HSI) quer mudar e, para isso, se uniu à produtora belga Fledge para criar um vídeo, convidando os cidadãos globais a agirem em nome de animais confinados por uma vida inteira. 

Com uma trilha sonora doada pela banda belga Svínhunder, o filme de 120 segundos intitulado “Fim do confinamento para todos os animais”, pede ao espectador que reflita sobre seus próprios sentimentos de frustração e isolamento durante a pandemia para que se identifiquem com os bilhões de animais explorados sofrendo em confinamento. 

Mais informações: hsi.org/end-the-lockdown/.