Quais tipos de gordura existem e qual a função de cada uma delas?
As gorduras podem ser divididas em saturadas e insaturadas. As saturadas são conhecidas como as gorduras do ‘’mal”, pois podem estar relacionadas a doenças cardiovasculares e ao aumento do colesterol ruim (LDL). Já as insaturadas são as gorduras “do bem”, importantes para a absorção de vitaminas (A,D, E e K), e para o metabolismo de alguns hormônios. As insaturadas se subdividem em dois grupos: monoinsaturado e poliinsaturado. As gorduras monoinsaturadas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e estimular o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Já as poliinsaturadas são ricas em ácidos graxos (óleos não produzidos por nosso organismo), como o ômega 3, que combate doenças cardiovasculares, depressão, envelhecimento, câncer e arritmias cardíacas. Outro ácido graxo é o ômega-6, necessário para a construção da membrana das células, mas que, em excesso, prejudica o coração.

Em que alimento cada gordura é encontrada?
A gordura saturada é encontrada principalmente em carnes vermelhas, brancas, peles de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê, laticínios integrais e bacon. Já a monoinsaturada está mais presente em vegetais, como: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes, gergelim, óleo de canola e girassol. A gordura poliinsaturada está no óleo de linhaça e de semente de chia, no caso do ômega-3; e nos óleos de gergelim, de milho, de soja, de oliva, de nozes e de sementes de abóbora, no caso do ômega-6.

Quanto de gordura deve ser ingerida por dia?
Depende. Normalmente, são 60 g de gordura por dia. Por exemplo: em uma colher (sopa) de linhaça, há 6 g de lipídios. Já em cinco unidades de castanha-do-Brasil, também 6 g. E em uma colher (sopa) de óleo de canola, 15 g.

O que são gorduras trans?
A gordura trans é obtida por meio de um processo de transformação industrial conhecido como hidrogenação, no qual os óleos vegetais no estado líquido em temperatura ambiente são transformados em gordura, no estado sólido. Ela compõe sorvetes cremosos, margarinas hidrogenadas, quase todos os biscoitos industrializados, misturas para bolos, macarrão instantâneo, entre outros alimentos, e prejudica muito a saúde.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Dicas de Nutrição, edição 85.