A Million Dollar Vegan, organização internacional conhecida por desafiar o papa e o presidente dos Estados Unidos a tornarem-se veganos por cerca de um mês em troca de uma doação de um milhão de dólares para instituições de caridade, anuncia sua nova campanha global de conscientização: Tire as pandemias do cardápio. A ação é uma resposta ao impacto mundial e devastador da pandemia de coronavírus, contando com o apoio e orientação de importantes especialistas na área da saúde, além de ativistas pelos direitos dos animais.

Grandes nomes da ciência mundial estão mobilizados com o trabalho. Entre eles estão: Dr. Michael Greger, especialista em saúde pública e autor de Bird Flu: A Virus of Our Own Hatching; dr. Neal Barnard, presidente do Comitê de Médicos para Medicina Responsável; dr. Peter Li, professor associado de Política do Leste Asiático; dra. Aysha Akhtar, neurologista e autora de Animals and Public Health; dr. T. Colin Campbell, professor emérito de Bioquímica Nutricional na Universidade de Cornell; e dr. Ariel Kraselnik, cardiologista. No Brasil, a campanha conta com o apoio da Associação Brasileira de Médicos Vegetarianos (ABMV), bem como de ativistas de destaque na causa, como a apresentadora Luisa Mell e Fábio Chaves.

Para essas autoridades e ativistas, está cada vez mais clara a conexão entre a produção e o consumo de produtos de origem animal e a ameaça global à saúde humana provocada pelas pandemias zoonóticas, isto é, aquelas transmitidas de animais para seres humanos. Esse é um problema antigo, já apontado por cientistas desde 2001. Essa conclusão continua amparada por dados compilados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), cujos resultados demonstram que três quartos das doenças infecciosas emergentes são provenientes de animais, ou seja, 75% delas.