Por: Samira Menezes –

De acordo com o nutricionista George Guimarães, o pequeno fruto amazonense contém flavonoides mais potentes do que os encontrados no vinho. “Seu pigmento roxo confere a presença de polifenóis e antocianina – substância da classe dos flavonoides que protegem o sistema cardiovascular. O açaí contém 33 vezes mais antocianinas do que o vinho. A cada litro de seu suco são encontrados 3.360 mg dessa substância enquanto que em um litro de vinho, 100 mg”, revela.

Já o professor Herve Rogez conta que apesar de calórico (58 kcal por 100 ml), o açaí ajuda no transporte de oxigênio e contribui para diminuir o estresse físico e mental. E quando associado com a vitamina C, fornece quantidades suficientes de fósforo para ativar as funções cerebrais. Segundo Herve, a composição química do açaí pode ser comparada à do leite e ao do ovo com a vantagem de possuir melhores propriedades. Suas proteínas são 3,5% superiores ao leite e 12,49% melhores do que as encontradas no ovo.

A Embrapa Amazônia afirma que o consumo diário de um litro de açaí contém 65,8 g de lipídios, o que corresponde a 66% da ingestão diária requerida; 31,5 g de fibras alimentares totais, o que equivale a 90% das recomendações diárias e 12,6 g de proteínas, o que corresponde de 25% a 30% da quantidade nutricional diária necessária. Segundo a instituição, o açaí é rico em minerais, principalmente potássio e cálcio e em vitamina E.

 

Esse trecho foi retirado da Revista dos Vegetarianos, seção Matéria de capa, edição 43.