Com a chegada das festas juninas, o milho se torna mais presente no cardápio das comemorações. Da mesmo forma que ele é utilizado para fazer pamonha, curau, canjica, cuscuz e polenta, há os tradicionais bolos, pães e farofas.
Sendo um alimento muito energético e rico em fibras (concentradas na casca), este cereal possui carboidratos, proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de cálcio, ferro, fósforo e amido. Contudo, os diabéticos devem ter atenção especial no consumo do milho doce, pois pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Nesses casos, é sempre indicado consultar a quantidade correta com o médico
Outro ponto importante se refere as suas propriedades medicinais, enquanto o milho convencional pode ser utilizado para prevenir doenças do trato urinário, o milho roxo possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Aproveitando essa época do ano, uma sugestão da sua utilização é na forma de curau. A receita elaborada pela cozinheira Bárbara Dovania (que atende pelo GetNinjas) é muito simples, prática e leva amêndoas, deixando-o mais nutritivo. Confira como preparar:
Ingredientes:
– 4 espigas de milho verde
– 1 colher de sopa rasa de amido de milho
– 200 ml de leite de coco light
– 100 g de amêndoas torradas
– Canela em pau a gosto
– 1 colher de sopa de coco desidratado/ralado light
– 1 colher sopa cheia de óleo de coco
– Adoçante ou açúcar demerara a gosto
Modo de preparo:
Corte os gomos do milho e bata no liquidificador junto com o amido, o leite de coco e um pouco da amêndoa torrada. Depois leve ao fogo, acrescente a canela em pau, o coco desidratado e um pouco de óleo de coco. Cozinhe até ficar com um aspecto pastoso.
Triture o restante das amêndoas no processador, o ponto correto é quando virar uma farofa.
Despeje o creme do curau em um refratário, jogue a paçoca de amêndoas por cima e leve ao forno por 5 minutos para finalizar.
Você confere mais informações sobre o milho na edição 151 da Revista dos Vegetarianos e mais receitas nos livros e coleções.